Revista Mais - Novembro de 2016
CONTAINERS MARÍTIMOS - REÚSO NA ARQUITETURAS
Os containers, caixa de chapa utilizada como meio de transporte marítimo, vêm sendo adaptados para seu reúso na arquitetura com apelos moderno e econômico.
Utilizados na construção, os containers têm chamado a atenção do mercado. Uma vez que sua função já foi cumprida, torna-se sustentável e inovador, com adaptação versátil para diversos segmentos.
A estrutura possibilita flexibilidade na concepção do projeto arquitetônico, permitindo facilmente seu alinhamento e seu empilhamento, para atender com eficiência à infraestrutura que demanda uma edificação.

Após a definição do projeto arquitetônico e a ordem de serviço, as adaptações normalmente levam de 60 a 90 dias, quando são realizadas as aberturas e as modificações necessárias, como cortes e soldagens. A abertura de portas e de janelas garante circulação e ventilação, recebendo também tratamentos acústico e térmico.
Benefícios na utilização de containers

- Agilidade (conclusão entre 90 e 120 dias)
- Versatilidade (fácil deslocamento e expansão com outros módulos)
- Sustentabilidade (fundação simplificada com menor consumo de materiais de origem natural, como areia e brita)
- Economia (redução em torno de 35% do valor final da obra)
- Praticidade (entrega 100% pronta no local da implantação)
Exercendo sua função, o container tem vida útil de cerca de dez anos. Depois disso, sua manutenção fica inviável, e levá-lo de volta vazio à sua origem tem quase o mesmo valor de um novo. Além disso, os portos ficam entulhados de caixas metálicas.

Retrofilar essas caixas transportadoras em desuso e transformá-las em matéria-prima, motivada pelo baixo custo, pela mobilidade e pela reciclagem, e ainda como uma solução de menor impacto ambiental, é um grande potencial comercial.

Verifique sempre antes de adquirir um container sua procedência, a documentação e as condições gerais da estrutura.
Sandra Oliveira Arquitetura e Urbanismo
Rua Professor Osvaldo Franco 90 sala 610
Centro Betim MG CEP 32 510 050
(31) 3511.0538
arquitetura@sandraoliveira.com.br