Revista Mais - Dezembro de 2016
APARTAMENTOS PEQUENOS COM DECORAÇÕES INTELIGENTES
Alguns truques podem criar a sensação de amplitude em ambientes compactos

Cidades superpopulosas, casas e apartamentos cada vez menores e um grande desafio: aliar beleza, conforto e funcionalidade em um pequeno e às vezes até microespaço. Se decorar um ambiente compacto é quase um jogo de quebra-cabeças para os profissionais de arquitetura, imagina para quem não é do ramo e planeja se aventurar nessa missão.
Organização, formatos, cores e tamanhos dos móveis, espelhos, tapetes e cortinas fazem toda a diferença. Um bom projeto precisa ser inteligente e criativo para ampliar os espaços e atender às necessidades de quem vive naquele lugar. Com alguns truques e soluções simples é possível otimizar as áreas úteis e levar conforto e bem-estar para dentro de casa.
1 Mobília - Aproveite ao máximo as paredes, pois isso vai favorecer a mobilidade e a organização e ainda ampliar os espaços: painéis, marcenaria embutida, nichos e disposição dos móveis. Outra boa solução é ter móveis inteligentes com compartimentos ocultos e peças multiuso.

2 Espelho - O espelho é um grande truque para ampliar o espaço, trazer leveza e suavidade ao local. Uma peça que dá a sensação de profundidade e continuidade ao ambiente e ainda aumenta a luminosidade. Quanto maior for a peça, maior será a impressão de que o cômodo aumentou.

3 Portas e painéis - Os painéis são versáteis e têm um efeito estético elegante. Eles dividem áreas íntimas ou de trabalho em uso e, quando recolhidos, promovem a integração desses espaços, deixando a casa mais ampla. Outra opção inteligente é o uso de portas de correr em armários e vãos entre os cômodos, já que elas ocupam menos espaço do que as portas comuns.
4 Cores - Usar cores claras, com tons próximos aos do piso e das paredes, e pintar rodapés da mesma cor da alvenaria criam uma base monocromática. Uma tática infalível para quem tem medo de errar. Mas uma composição com cores fortes e até escuras, no mesmo tom, também pode ser sofisticada e trazer sensação de conforto e profundidade.

5 Pisos - Escolha uma cor mais clara ou com base neutra, uma única opção, assim não irá gerar uma sensação de fracionamento e redução da área. Peças grandes como o porcelanato têm um efeito mais clean, além de serem práticas e resistentes. Mais aconchegante, o piso vinílico possui padronagens fiéis à madeira. Também é um material durável e de fácil conservação.

6 Iluminação - Um ambiente bem-iluminado reflete personalidade e sofisticação. Além de posicionar e distribuir lâmpadas e luminárias em pontos que valorizam a decoração à noite, é preciso clarear a casa durante o dia. Isso favorece a incidência de luz natural: escolha cortinas com tecidos leves.
Sandra Oliveira Arquitetura e Urbanismo
Rua Professor Osvaldo Franco 90 sala 610
Centro Betim MG CEP 32 510 050
(31) 3511.0538
arquitetura@sandraoliveira.com.br