Revista Mais - Abril de 2017
Adesivos e papéis de parede dão cara nova para antigos espaços
Se você é daqueles que não veem a hora de dar uma repaginada naquele canto sem graça, mas não quer nem ouvir falar em obra, os adesivos e os papéis de parede foram feitos para você. Com esses revestimentos, é possível transformar qualquer ambiente sem sujeira e quebradeira. Além disso, eles têm um custo bem mais baixo do que em outros tipos de reforma.

Cada vez mais duráveis e resistentes, os papéis de parede incorporam novas tecnologias e agora oferecem uma enorme gama de cores, estampas e texturas.
Mais fáceis de serem aplicados e removidos, os adesivos esbanjam versatilidade e são uma ótima opção para quem não é proprietário do imóvel, mas quer dar personalidade aos ambientes. Suas estampas variadas dão vida nova não só às paredes, como também a portas, armários, cômodas, azulejos, quadros e painéis de madeira.

Opções não faltam no mercado. Para escolher o revestimento certeiro para seu espaço, é preciso aliar conforto, beleza e personalidade na mesma decoração. Fique atento a seu ambiente. Analise quais cores têm os móveis e os acessórios: se são mais coloridos, o papel de parede deve ser mais neutro; se a decoração for mais neutra, você terá mais liberdade para ousar nas cores e nas estampas.
Ah! Outra dica importante é não se esquecer de conferir se a superfície está nivelada para receber o papel ou o adesivo. Além de não ter nenhum tipo de textura, o local deve estar bem limpo para a aplicação ficar perfeita.

ESCOLHA O MATERIAL MAIS ADEQUADO
PAPEL DE PAREDE

Tipos de papel de parede: o tradicional é feito com base de celulose (papel), e não é aconselhável seu uso em áreas úmidas; o vinílico, fabricado em PVC, é mais duradouro e bem mais resistente; o TNT é um composto que remete à aparência de tecido.

• Antes de comprar o papel de parede, meça corretamente o espaço em que ele será aplicado (m2) e avalie o aproveitamento do rolo e sua composição.

• Seu custo varia de acordo com o tipo de papel e o catálogo selecionado, dependendo do tipo de matéria-prima e de sua origem.
ADESIVO

• Fabricado em vinil autocolante, é vendido no merdado no rolo ou em unidades e pode também ser produzido por encomenda.

• Seu custo varia de acordo com o tamanho, a cor e a qualidade do produto. Verifique a facilidade de aplicação e remoção do material.

• Para a maior durabilidade do adesivo, evite colá-lo em local que recebe muito sol. Não use produtos químicos e limpe-o somente com pano úmido.
Sandra Oliveira Arquitetura e Urbanismo
Rua Professor Osvaldo Franco 90 sala 610
Centro Betim MG CEP 32 510 050
(31) 3511.0538
arquitetura@sandraoliveira.com.br